22 de maio de 2021

Secretaria de Saúde de Catalão, que notificou a morte por Covid-19, de um bebê, 41 dias após o seu falecimento, emite nota após três dias da publicação dos boletinhos diários da covid-19

Um fato chamou atenção de Catalão e de Goiás. Uma criança de 1 ano e sete meses morreu em decorrência da Covid-19, em Catalão.

Houve demora em divulgar, nos boletinhos diários da Secretaria Municipal de Saúde de Catalão, a morte do bebê. A notificação oficial, por parte do município, ocorreu 41 dias, após a morte da criança.

Outro fato que chama a atenção, é a não comunicação em relação aos sepultamentos de pessoas que morrem com Covid-19. Será que a Secretaria de Saúde do município não é avisada, quando ocorre supultamento de pessoas que morreram com vírus? Para que toda equipe, desde o agente funeral até os coveiros, possam estar com todos os EPIs, tomando os devidos cuidados?

Veja a nota emitida pela Secretaria de Comunicação, da Prefeitura de Catalão.
Saúde esclarece informações sobre morte de criança de um ano e sete meses por covid-19

Pela repercussão e questionamentos acerca do caso, a Prefeitura por meio da Secretaria Municipal de Saúde esclarece os fatos.
M.L.P.L tinha um ano e sete meses. No dia 15 de março, esteve na UPA (Unidade de Pronto Atendimento de Catalão) apresentando quadro febril persistente. Na ocasião, após realizar teste para covid-19 e ter resultado negativo, a criança foi transferida para a Santa Casa de Misericórdia no dia 16 de março. Na unidade o menino foi avaliado por uma médica hematologista.

Dois dias depois, em 18 de março, a criança foi transferida para o Hospital Araújo Jorge, em Goiânia, pois apresentava um diagnóstico oncológico. No dia 23 do mesmo mês, o menino deu entrada na UTI do HDT, onde testou positivo para o coronavírus e vindo a óbito em 08/04/2021.
O município de Catalão somente foi informado da morte da criança no dia 19/05/2021. Possibilitando que, nesta data, fosse contabilizada a morte da criança no boletim epidemiológico do município e estado.

SECOM – Prefeitura de Catalão