13 de outubro de 2021

Outubro Rosa: Morrinho de São João recebe iluminação especial em apoio à campanha do mês de prevenção ao câncer de mama

Como uma das ações que marcam a adesão da Prefeitura Municipal de Catalão à campanha “Outubro Rosa – mês de prevenção ao câncer de mama”, o Morrinho de São João, um dos pontos turísticos da cidade, recebeu a iluminação nesta cor. A fachada permanecerá com o efeito especial até o fim do mês.
 
O “Outubro Rosa” é um movimento internacional de conscientização para o controle do câncer de mama. A data é celebrada anualmente com o objetivo de compartilhar informações sobre a doença; proporcionar maior acesso aos serviços de diagnóstico e de tratamento e contribuir para a redução da mortalidade.
 
Ações locais
 
Em Catalão, todos os anos a Secretaria Municipal de Saúde – por meio das Unidades Básicas – coordena ações preventivas divulgando seus serviços. Este ano, durante este mês de outubro, promove eventos voltados ao público alvo da Campanha: debates e apresentações sobre o tema com os pacientes da sala de espera; produz materiais e outros recursos educativos para disseminar conteúdo explicativo sobre fatores protetores e detecção precoce do câncer de mama. Mais especificamente entre os dias 18 e 22/10 as ações serão intensificadas. Cada Unidade de Saúde (incluindo os Distritos e o Centro Integrado da Mulher) produzirá atividades características no decorrer da semana, como por exemplo, palestras educativas ministradas pela equipe multiprossional e distribuição de materiais educativos. Além dessas atividades, haverá gratuitamente realização de exame citopatológico (exame de prevenção – Papanicolau) e agendamento de mamografia para mulheres acima de 50 anos. As mulheres interessadas podem se dirigir à Unidade de Saúde mais próxima da sua residência.
 
O Secretário de Saúde de Catalão, Velomar Rios, lembra que a campanha compreende todo o mês de outubro, entretanto, as ações fazem parte da rotina da equipe da saúde e são desenvolvidas com garantia para a comunidade ao longo de todo o ano.
 
ASCOM – Prefeitura de Catalão.