25 de março de 2020

Novas suspeitas de casos do coronavírus surgem no interior de Goiás

Pelo interior de Goiás, suspeitas de infecção pelo novo coronavírus começam a surgir. Caçu, por exemplo, registrou o primeiro suposto caso, na noite de segunda-feira (23). Trata-se de um homem, cuja idade não foi revelada, que, segundo informações da prefeitura do município já está isolado em casa e é monitorado pela secretaria municipal de Saúde. Além dele, 18 pessoas que tiveram contato também passam pelo mesmo procedimento. Já foi enviada a coleta ao Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen).

Situação semelhante ocorre em Ipameri. Na segunda à noite a cidade notificou o segundo caso suspeito de coronavírus. “Trata-se de uma mulher de 29 anos de idade, residente no município, que deu entrada no Pronto Socorro Municipal com sintomas suspeitos da Covid-19”, informa o perfil oficial da prefeitura, nas redes sociais. “A mesma esteve em deslocamento nos últimos dez dias por dois municípios que possuem casos suspeitos e confirmado do Coronavírus”, complementa.

Ainda de acordo com o município, a paciente está hospitalizada e em isolamento. “Foi realizada a coleta de amostra e enviada ao Lacen, para análise.”
O primeiro caso, vale destacar, foi registrado no sábado (21). Uma mulher de 51 anos que chegou de Portugal. Esta paciente está em isolamento domiciliar, segundo foi informado por boletim, na segunda-feira, e também teve coleta de amostra e envio para análise.

Nota

Ainda sobre Ipameri, nenhum dos casos foi descartado. Circulava pela cidade (e redes sociais) informações de que a segunda paciente estaria em situação grave. Em nota, a prefeitura esclareceu que ela está consciente, respira sem ajuda de aparelhos e tem estado regular de saúde. “Segue hospitalizada com quadro clínico estável e em isolamento no Pronto Socorro Municipal de Ipameri sob cuidados médicos e de enfermagem, aguardando os resultados do exame pelo Lacen-GO.”

Foi tentado maiores informações pelo telefone informado no site da prefeitura (64 3491-6000), mas houve atendimento.
Catalão

Em Catalão há um caso confirmado e 13 suspeitos. Só nesta terça-feira (24), três foram notificados como possíveis infectados. “Duas mulheres, uma de 76 anos e a outra de 35 anos e um homem de 36 anos.” Apesar disso, quatro foram descartados nesta data.

Sobre os casos suspeitos, a assessoria da cidade informou que todos estão em isolamento e acompanhamento médico domiciliar, inclusive aquelas com quem estas tiveram contato. O número exato não foi informado, pois “a Secretaria do município segue um protocolo de não expor mais que isso sobre cada caso”.

Na cidade há um caso confirmado. Segundo a assessoria, ele está se recuperando bem. Trata-se de um homem de 28 anos, que estava chegou de viagem da Europa. “Assim que chegou, ele fez o teste.” Ele foi identificado no dia 20 de março.

Fonte ; Mais Goiás