27 de fevereiro de 2020

Jovem de 22 anos internado no isolamento do HDT em Goiânia com suspeita de coronavírus esteve na Itália

Um homem de 22 anos que chegou da Itália há 11 dias está internado em isolamento no Hospital Estadual de Doenças Tropicais Dr. Anuar Auad (HDT), em Goiânia. O caso é investigado como suspeito do novo coronavírus e se trata do primeiro paciente a ficar isolado no Estado. O resultado dos exames para o vírus deve ser divulgado na tarde desta quinta-feira (27) e outros dois pacientes do interior do Estado podem passar por triagem na Capital.
 
Assessora da Diretoria Técnica do HDT, Jacqueline Rangel explica que este leito em específico permite que os profissionais se paramentem antes de ter contato com o paciente e proporcionam a mesma segurança na saída. “Este leito é totalmente isolado e seguro para paciente e para profissionais. À medida que esse leito é isolado, o HDT vai isolando outras enfermarias, deixando de reserva pra novos casos que surgirem”, completa.
 
Questionada sobre outros dois possíveis casos que estariam no interior do Estado, Jacqueline afirma que há leitos disponíveis caso haja critério para internação, mas até o momento, este jovem é o único caso que preenche os requisitos. “O HDT é um hospital referência com expertise de leitos de isolamento, com fluxo seguro estabelecido para todos os pacientes”, finaliza.
 
Nesta quarta-feira (26), uma goiana chegou a acender uma alerta ao procurar um posto de saúde da capital, mas acabou liberada por não preencher os requisitos. Ela chegou da Itália na última sexta-feira (21) e pensou ter vindo para o Brasil no mesmo voo em que estava o homem de 61 anos, que é primeiro caso confirmado no País. Este homem, que é morador de São Paulo, voltou da Itália no mesmo dia em que a goiana.
 
De acordo com o Ministério da Saúde, o brasileiro com caso confirmado de cornonavírus está bem, com sinais brandos, recebeu orientações de precaução e está passando por isolamento domiciliar. Além dele, aproximadamente 30 familiares são monitorados porque teriam se reunido em um churrasco.
Fonte: O Popular