22 de março de 2021

Hemocentro de Catalão precisa urgentemente reforçar estoque de sangue

As doações de sangue no Hemocentro de Catalão caíram muito. O estoque baixo pode prejudicar o fornecimento de bolsas de sangue para os hospitais de Catalão. A preocupação é ainda maior por causa da pandemia, que aumentou a demanda. Para garantir o estoque de sangue, o Hemocentro faz um chamado para que os doadores compareçam para fazer suas doações.

Todo candidato à doação passará por uma avaliação clínica, tendo por objetivo avaliar a saúde dos doadores e com isso tornar a coleta mais segura aos doadores e a transfusão mais segura aos receptores.

Para doar sangue é necessário sentir-se bem, com saúde;- apresentar documento com foto, válido em todo território nacional;- ter entre 16 e 67 anos de idade (o menor de idade somente acompanhado do responsável legal e assinatura de um termo de consentimento);- ter peso acima de 50 kg.

Recomendações para o dia da doação:- nunca vá doar sangue em jejum;- faça um repouso mínimo de seis horas na noite anterior à doação;- não ingerir bebidas alcoólicas nas 12 horas anteriores;- evitar fumar por pelo menos duas horas antes da doação;- evitar alimentos gordurosos nas três horas antecedentes a doação;- interromper as atividades por 12 horas as pessoas que exercem as seguintes profissões: pilotar avião ou helicóptero, conduzir ônibus ou caminhões de grande porte, subir em andaimes e praticar paraquedismo ou mergulho.
Quem não pode doar:- quem teve diagnóstico de hepatite após os 10 anos de idade;- mulheres grávidas ou amamentando;- pessoas que estão expostas a doenças transmissíveis pelo sangue como Aids, hepatite, sífilis e doença de chagas;- usuários de drogas;- aqueles que tiveram relacionamento sexual com parceiro desconhecido ou eventual, sem uso de preservativos.

As doações são feitas no Hemocentro, que fica localizado na Rua Osório Vieira Leite, n° 78, no bairro São João. O horário de funcionamento é de segunda a sexta-feira das 08h00 às 18h00 sem intervalo para almoço. O telefone de contato do HEMOCAT é o (64) 3411-3730.