25 de junho de 2020

FUNCIONÁRIOS DENUNCIA CASOS DE COVID-19 EM UMA EMPRESA DE CATALÃO

Maqnelson Agrícola / Loja Catalão
Nesta quarta-feira (24), o Blog Diante do Fato recebeu informações de que vários colaboradores da empresa Maqnelson Agrícola, que fica localizada as margens da BR-50, no bairro Castelo Branco, relataram que estão temerosos com a disseminação do coronavírus na empresa, quatro funcionários já testaram positivos para COVID-19 na empresa.
 
Também recebemos informações, de que a empresa não teria tomado as providência em relação a higienização do local. A reportaguen do Blog Diante do Fato entrou em contato com a empresa, que emitiu a seguinte nota; 
 
NOTA:
Caro Thiago, Nós da Maqnelson Agrícola, temos acompanhado e estamos sensíveis à pandemia do Covid-19, e aos seus efeitos, tanto aos relacionados à saúde, quanto àqueles ainda não visualizados pela sociedade e dizem respeito aos impactos econômicos. Todas as nossas ações são e continuarão sendo regidas seguindo a legislação, mas especialmente, primando pelo respeito e segurança para com às pessoas, sejam estas nossos colaboradores ou clientes.
Motivados por esta perspectiva, cabe-nos informar que temos implementado ações internas de enfrentamento à pandemia em todas as nossas unidades. Dentre essas ações podemos destacar algumas.
1) ORIENTAÇÃO: entendemos que o mundo enfrenta um momento ímpar e nenhum de nós tem a fórmula para lidar com essa pandemia, porém todos nós somos responsáveis por cuidar de si e dos outros. Para isso, a orientação é imprescindível e nos mobilizamos de várias formas: – Informações amplamente divulgadas sobre o que é Covid, quais os meios de transmissão, principais sintomas e cuidados necessários para prevenção;
– Comunicação junto às lideranças e na empresa através dos canais de comunicação (e-mails, tela dos computadores, whatsapp), sobre as medidas de prevenção e a necessidade de garantia de que sejam plenamente implantadas; – Disponibilização de canal direto (telefone/whatsapp 24 horas), atendido pela estrutura de Gente & Gestão, para que o colaborador possa reportar sintomas que podem estar relacionados ao Coronavírus, esclarecer dúvidas e pedir orientações a respeito de si próprio e/ou qualquer pessoa do convívio dele;
– Orientação para os colaboradores que em casos de sintomas acione imediatamente o gestor ou o canal disponibilizado, sendo dispensado seu comparecimento na empresa e sugerida a consulta médica;
– Palestra com médico para explicar e esclarecer dúvidas – Acesso pela empresa ao médico de saúde ocupacional e médico orientador para melhores práticas em relação à adoção de medidas; 2) AJUSTES NAS ROTINAS DE TRABALHO: neste momento entendemos que esforços adicionais são necessários e precisamos encontrar novas formas de trabalhar minimizando os impactos econômicos e acima de tudo preservando nossos colaboradores e clientes. Assim:
– Distribuição de máscaras para todos nossos colaboradores;
– Disponibilidade de álcool gel em todas as nossas lojas, em todos os setores da empresa e também nos carros utilizados por colaboradores;
 
– Intensificação da limpeza e higienização em ambientes comuns;
– Incentivo aos colaboradores que pertencem ao grupo de risco para gozarem férias;
– Disponibilidade de testes RT-PCR para colaboradores que apresentem sintomas; Além disso, foi constituído um comitê de enfrentamento que está responsável por acompanhar diariamente as novas diretrizes governamentais, além do monitoramento com reporte à diretoria da evolução dos casos em todas as nossas lojas (suspeitos e confirmados). De posse de todas essas informações, esse comitê ajusta as ações da empresa conforme necessidade.
Especificamente nesse momento, para nossa unidade em Catalão estão em andamento medidas para adoção de ações adicionais:
– Desinfecção do ambiente;
– Desmobilização para home office dos colaboradores para os quais seja possível o trabalho remoto;
– Testes rápidos para todos os colaboradores que permanecerem fisicamente na unidade.  Reforçamos ainda que o atendimento de nossas unidades tem sido cada vez mais direcionado ao modelo digital, especialmente para evitar o fluxo de pessoas, ao mesmo tempo que assegura a manutenção de nosso compromisso com nossos clientes e com a comunidade.
Agradecemos pela oportunidade prévia de nos posicionarmos e pelo zelo do “Blog diante do fato” em realizar com responsabilidade a averiguação dos fatos, antes de levá-los a público. Nosso muito obrigado.