23 de julho de 2020

Crac anuncia desistência da Série D do Brasileiro

O Crac anunciou, nesta quarta-feira (22), a desistência da disputa da Série D do Campeonato Brasileiro. O clube catalano voltaria a disputar, em 2020, a partir de setembro, a competição da qual foi vice-campeão em 2012, perdendo a final para o Sampaio Corrêa-MA, mas garantindo o acesso à Série C de 2013.
 
Sob alegação de dificuldades financeiras e sem o repasse dos recursos públicos que seriam feitos pela prefeitura de Catalão, o presidente do Crac, Roberto Silva, oficializou a desistência do clube na terça-feira (21). Segundo ele, entregou a carta de desistência à Federação Goiana de Futebol (FGF) que, por sua vez, fica encarregada de encaminhá-la à Confederação Brasileira de Futebol (CBF).
 
“Agora, vamos nos preparar para janeiro, terminar o Goiano 2020 e iniciar (Goiano) 2021”, confirmou Roberto Silva. Segundo ele, não houve patrocinador nem investidor interessados em se associar ao clube, que fez 89 anos no último dia 13 de julho.
 
Segundo o dirigente, “cada time tem um valor” e, no caso do Crac, seriam necessários cerca de R$ 170 mil mensais pra disputar a Série D. No caso do Leão do Sul, o dirigente disse que as consequências da pandemia do novo coronavírus pesam sobre Catalão e na manutenção do clube.
 
O Crac disputou as últimas competições com recursos municipais, aprovados pela Câmara de Vereadores. “A torcida entende a situação do Crac em virtude da Covid-19”, afirmou o dirigente, que não revelou como o clube usou os R$ 120 mil repassados pela CBF para ajudar os clubes da Série D.
 
A CBF ainda não se pronunciou sobre o assunto e uma possível substituição para a vaga do Crac na Série D.
 
O Crac garantiu vaga na Série D de 2020 no Goianão de 2019. Ficou no Grupo D, ao lado de Goiânia-GO, Goianésia-GO, Operário-MT, União-MT, Vitória-ES, Águia Negra-MS e o vencedor do confronto entre Real Noroeste-ES x Aquidauanense-MT, pela fase eliminatória, a ser realizada no início de setembro. Pela tabela, o Crac tem jogo de estreia marcado para dia 19 ou 20, diante do Operário-MT. A partida está marcada para Catalão, no Estádio Genervino da Fonseca.
Fonte: O Popular