15 de maio de 2020

Câmara de Catalão realizou reunião para discutir enfrentamento à COVID-19

 
 
O presidente da Câmara Municipal de Vereadores de Catalão, vereador – Helson Barbosa de Souza – popular Caçula (MDB), promoveu nesta manhã de sexta-feira (15), uma reunião pública com o secretário municipal de Saúde, Velomar Gonçalves Rios, médico infectologista – Doutor Franco Nero Tristão, presidente do Sindi-Com – Everton Alves Laurindo, Aspirante PM – Monteiro, representante do 18º Batalhão da Polícia Militar de Goiás; Tenente Afonso, representante do 10º Batalhão do Corpo de Bombeiros de Goiás, ACIC-CDL – César Alberto Safatle, e Geraldo Vieira Rocha, representante do Fe-comércio (Sesc Senac, para obter informações e esclarecimentos a respeito da atual pandemia da Covid-19 (Coronavírus), que já atinge o município. Na ocasião estiveram presentas também, os vereadores Pedrinho, Rosangela, Jair Humberto, Leonardo Bueno, Souza Filho, Cleuber Vaz, Gilmar, Silvinha e Paulinho, com sugestões de ações do Legislativo para contribuir no enfrentamento da doença.
 
A reunião pública foi transmitida ao vivo pela TV Câmara, e das redes sociais da instituição e durou cerca de duas horas e meia. A população participou enviando perguntas por meio do Facebook, em tempo real.
 
 
O resultado da ação idealizada pelo vereador Caçula, poderá ser observado através da atuação ativa dos parlamentares de ouvir as reivindicações dos servidores, sobretudo da área da saúde, em seu trabalho de fiscalização. Outras sugestões é a comunicação com a população pelas redes sociais dos parlamentares para divulgação de informações e esclarecimento de dúvidas.
 
 
Esclarecimentos
 
A reunião foi conduzida pelo presidente do Legislativo, vereador Caçula (MDB). Os parlamentares presentes fizeram perguntas ao secretário com relação às ações tomadas no município. Questionado a respeito do atendimento a patologias clínicas não relacionadas ao coronavírus, o secretário Velomar explicou e esclareceu todas as demandas apresentadas.
 
Em entrevista ao repórter Reginaldo Ribeiro – Jornal Últimos Acontecimentos, o presidente da Câmara de Vereadores – Caçula, disse que a reunião foi proveitosa, onde foram debatidas informações importantes, algumas mudanças no quadro ou instabilidades, além de debater as melhores opções para se trabalhar no enfrentamento do Coronavírus.
 
Em pronunciamento aos presentes, o secretário municipal de Saúde, Velomar Rios, enfatizou que na reunião, o comitê viabilizou algumas questões em relação aos decretos. Velomar ainda conclamou o apoio da população em relação ao enfrentamento da pandemia do Coronavírus.
 
O doutor Franco Nero Tristão, médico infectologista, apresentou informações técnicas sobre a pandemia, como por exemplo o fato de que dentre os contaminados 80% (oitenta por cento) terão sintomas leves, 20% (vinte por cento) necessitará de hospitalização e 5% (cinco por cento) precisará de UTI.
 
Testes
 
De acordo com o secretário municipal de Saúde, a testagem dos casos sempre foi considerada importante pelo município, já que é ela fundamental para saber quem precisa ser isolado.
 
Subnotificações
 
O secretário também respondeu aos questionamentos sobre as subnotificações na cidade. Segundo ele, até o dia 15 de maio foram registrados suspeitos (investigação) 08, positivos (lacen) 01, positivos (teste rápido) 16 e negativos 92.
 
No fim da reunião, todas as autoridades presentes se colocaram à disposição da Comissão de Saúde para colaborar no enfrentamento da Covid- 19. “Se o senhor ver alguma possibilidade de a gente contribuir de alguma outra forma é só entrar em contato conosco, que a gente vai contribuir com o trabalho da secretaria no município de Catalão”, salientou Caçula em suas últimas palavras direcionadas ao secretário Velomar.