9 de julho de 2018

Criança de 5 anos é encontrada em situação de abandono pelo Conselho Tutelar em Catalão

Na tarde deste domingo (8), por volta das 16h40, o Conselho Tutelar de Catalão foi acionado. A Policia Militar acompanhou a ocorrência e se deslocou ao local indicado por denúncia anônima junto ao conselheiro designado, no bairro Ipanema. No local, uma criança de 5 anos foi encontrada sozinha, trancada dentro da residência , sem banho e sem alimentação.

A criança foi levada à Delegacia aos cuidados do Conselho Tutelar e a Policia Militar foi em busca do responsável legal. Minutos depois, a mãe da criança foi encontrada e também encaminhado à Polícia Civil.

Ela e outros membros da família foram ouvidos. A mãe informou que deixou a criança aos cuidados do padrasto, mas, como ele não é o responsável legal, foi a mãe da criança que foi indiciada por Abandono de Incapaz.

Casos assim surpreendem por parecer desleixo e falta de responsabilidade, mas acontecem, principalmente com família de baixa renda que ficam sem ser atendidas por creches e escolas nos fins de semana e em recessos escolares.

Após oitiva, constatou-se de que a mãe detém condições de permanecer com a criança. O Conselho Tutelar deve acompanhar o caso e se certificar de que foi uma eventualidade e que a criança não fica sozinha, sem cuidados básicos, com frequência.

O Blog lamenta informar o ocorrido. A criança foi devolvida à mãe e não há informações do padrasto na ocorrência – ele apenas foi citado pela mãe da criança em depoimento.

Para acionar o Conselho Tutelar e informar maus tratos, abandono ou qualquer outro indício de que o Estatuto da Criança e do Adolescente não está sendo respeitado o telefone de contato, em Catalão, é o 3441-3244. O endereço é rua José Mathias da Silveira, 351 – Jardim Paulista.